Asilo

Migrantes mexicanos entram em conflito com Donald Trump

Imigrantes em Tijuana esperam que presidente ceda, mas Trump nega asilo a quem tenta atravessar a fronteira ilegalmente

Da redação, com Reuters

Migrantes aguardam na cidade de Tijuana, no México / Foto: Reprodução Reuters

Diversos migrantes estão presos na cidade de Tijuana, no México, ainda esperam cruzar a fronteira até os Estados Unidos. O presidente norte-americano, Donald Trump, porém, nega acesso a essas pessoas e afirma que todos permanecerão no México até que seus pedidos de asilo sejam aprovados de forma individual pelas autoridades estadunidenses.

De acordo com Olga Sánchez Cordero, a principal autoridade interna do presidente eleito do México, Andres Manuel Lopez Obrador, que toma posse em 1º de dezembro, disse que o novo governo está em negociações com os Estados Unidos sobre a situação dos imigrantes.

O ministro do interior entrante do México negou qualquer acordo, apesar de Trump afirmar o contrário por meio de mensagens postadas no Twitter.

O plano, segundo relatos, prevê migrantes que permanecem no México enquanto seus pedidos de refúgio nos Estados Unidos estão sendo processados, potencialmente encerrando um sistema que Trump define como “pegar e soltar”, que até agora permitia que aqueles que buscavam refúgio esperassem com segurança em solo norte-americano.

Trump tem procurado impedir que milhares de habitantes da América Central viajem em caravanas e entrem nos Estados Unidos. Ele ordenou que os imigrantes que entram ilegalmente no país não tenham direito a asilo. Este pedido, porém, foi suspenso temporariamente por um juiz norte-americano.

Os ativistas da migração há muito argumentam que o México não tem condições de oferecer refúgio seguro para os migrantes na América Central.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo