A partir do exemplo do testemunho de Estevão, Dom Severino falou da importância de dar testemunho de Cristo, retomando os objetivos do Ano do Laicato
Jéssica Marçal
Da Redação
O bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, presidiu a Missa desta segunda-feira, 16, na abertura dos trabalhos do dia da 56ª Assembleia Geral da CNBB. Ele preside a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e retomou, na homilia, os objetivos do Ano Nacional do Laicato e a importância de dar testemunho de Cristo.
Acesse
.: Cobertura da 56ª Assembleia Geral da CNBB
O Ano Nacional do Laicato convida a aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão dos leigos, recordou Dom Severino, enfatizando a necessidade de testemunhar Jesus Cristo na sociedade, o que vai ao encontro da Primeira Leitura do dia, que traz a figura de Estevão, mártir da Igreja conhecido pela fidelidade no testemunho de Cristo. “Estevão enfrenta um grande conflito (…) ao aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão para poder, com liberdade, testemunhar Jesus Cristo e seu Reino”.
O bispo chamou atenção para o fato de que Estevão não se entregou diante das ameaças, mas permaneceu fiel. “Nós pastores temos essa primeira missão, de apresentar com vigor, o exemplo, a coragem dos primeiros cristãos e como eles foram firmes no testemunho de fidelidade”.
Dom Severino destacou ainda que a iniciação à vida cristã deve conduzir os que desejam seguir Jesus no amor profundo do seguimento, buscando-O em todas as circunstâncias da vida. “Jesus não sai do mundo, mas permanece no mundo para que seja encontrado, alcançado e seguido. É preciso ir ao encontro Dele e segui-Lo”.
Nesse processo de busca, a Eucaristia é o alimento que fortalece e fomenta a comunhão, observou o bispo de Caçador (SC), que rezou para que o Ano do Laicato produza em cada cristão a consciência de seguir firme na busca e testemunho de Jesus.
“Nós nos alegramos com o testemunho de cristãos leigos e leigas que neste Ano Nacional buscam seguir Jesus Cristo participando ativamente nos exercícios da comunidade de fé, pois não existe fé cristã sem comunidade eclesial. Eis o nosso testemunho de comunhão no episcopado”.
“Que o Espírito Santo ilumine todas para que essa 56ª Assembleia Geral confirme o princípio da unidade, da caridade, da ternura e não nos deixemos desanimar pelos que tentam destruir a alegria de sermos irmãos e nos querermos bem”.
A Assembleia da CNBB está sendo realizada em Aparecida (SP) desde a última quarta-feira, 11, e segue até sexta-feira, 20. O tema central desta edição do evento é “Diretrizes para a Formação de Presbíteros”.