Nota de falecimento

Falece o bispo emérito da diocese de Paranavaí (PR)

Dom Rubens Augusto de Souza Espínola faleceu aos 89 anos

Da redação, com diocese de Paranavaí

Dom Rubens faleceu aos 89 anos / Foto: Diocese de Paranavaí

Faleceu nesta quinta-feira, 28, em casa aos 89 anos, o bispo emérito da diocese de Paranavaí (PR), Dom Rubens Augusto de Souza Espínola. Seu corpo será velado na Catedral Maria Mãe da Igreja e o sepultamento será na Cripta da Catedral nesta sexta-feira, 29, após a Missa presidida pelo arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, às 16h.

Dom Rubens era natural de São Carlos (SP), nascido em 8 de junho de 1928. Ele foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1953 e bispo em 19 de março de 1981. Tomou posse em Paranavaí no dia 8 de dezembro de 1985, sucedendo Dom Benjamin de Souza Gomes, que passou à condição de bispo emérito, falecendo em 17 de novembro de 1995.

Seu governo pastoral em Paranavaí durou 19 anos. Dentre os feitos, está a construção da Catedral Maria Mãe da Igreja e a multiplicação das paróquias: quando ele assumiu a diocese, eram apenas duas, quando deixou a administração, apresentou saldo de 11 paróquias na cidade. Também em seu pastoreio foram ordenados 35 padres.

Mesmo após passar à condição de bispo emérito, em fevereiro de 2004, Dom Rubens continuou em Paranavaí, residindo desde então na mesma casa.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo