Igreja quer estar próxima dos estudantes que estão fora do seu país
Rádio Vaticano
O número de jovens que decide estudar fora de seu país tem aumentado a cada ano. Em 2015 foram 5 milhões em todo o mundo, formando uma categoria à parte no grande âmbito da mobilidade humana. A Igreja sente o dever de oferecer também a eles a sua presença constante e concreta, sobretudo no caminho da integração com culturas, hábitos, religiões diferentes.
Neste sentido, o Pontifício Conselho da Pastoral para Migrantes e Itinerantes promove a partir desta segunda-feira, 28, o IV Congresso Mundial de Pastoral para Estudantes Internacionais.
Até sexta-feira, 2, 130 jovens de 36 países dos cinco continentes se reunirão em Roma sob o tema “Evangelii Gaudium de Papa Francisco e desafios morais no mundo intelectual dos estudantes internacionais, por uma sociedade salutar”.
O objetivo é refletir sobre a pastoral da Igreja no mundo universitário à luz da Exortação Apostólica do Papa Francisco.
Proximidade da Igreja
O evento será aberto pelo Cardeal Presidente do Conselho, Antonio Maria Vegliò, com um pedido aos participantes para que vivam como cristãos em suas Universidades. Palestras de representantes budistas, hinduístas, islâmicos e siques vão abordar especificamente as oportunidades que surgem do encontro entre culturas e crenças diferentes.
Os participantes serão recebidos pelo Papa Francisco em audiência programada para quinta-feira, 1º de dezembro.