Semana Missionária une arquidioceses do Rio de Janeiro e de Portugal em preparação à JMJ 2016
Da redação, com Arquidiocese do Rio
A cidade de Braga, em Portugal, foi escolhida para sediar a preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2016) em Cracóvia, na Polônia, que acontecerá de 25 a 31 de julho.
A partir desta terça-feira, dia 19, as arquidioceses do Rio de Janeiro e de Portugal realizam, conjuntamente, a Pré-jornada com uma Semana Missionária.
Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, monsenhor Joel Portella Amado, o local foi escolhido pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, por causa do idioma, o português de Portugal. Isso deve facilitar a comunicação entre os jovens durante o evento.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro envia um grupo de jovens que, sob a coordenação de monsenhor Joel, participará da Pré-jornada, em Braga, até o dia 25 de julho, quando, então, seguirá para a Cracóvia para participar da JMJ.
Preparação
Para organizar essa peregrinação foi formado, na arquidiocese, um grupo com pessoas que participaram ativamente da JMJ Rio2013. Este grupo visitou Braga e Cracóvia em julho de 2015, a fim de estreitar os laços e conhecer as possibilidades, além de programar o que seria feito na Pré-jornada.
Foram preparados para o evento: duas catequeses – uma feita por Dom Orani e a outra pelo arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga –; uma semana missionária, e visitas a diversos locais, principalmente aos santuários de Braga, dentre os quais se destacam o do Sameiro e o do Bom Jesus do Monte.
“Braga foi preparada com todo carinho. A Pré-jornada será vivenciada com uma intensidade grande, e se pudermos fazer tudo o que planejamos será uma experiência inesquecível”, afirmou monsenhor Joel.
Viagem preparatória
A viagem de preparação para a Pré-jornada, ocorrida no ano passado, foi um momento de intercâmbio cultural entre as duas arquidioceses, além de ter um sido útil para definir alguns pontos principais sobre o evento.
“Dentro dessa dinâmica da visita, conhecemos todos os locais onde a Arquidiocese de Portugal pretende levar nossos peregrinos, organizamos a viagem de ida para a Pré-jornada, [realizada nesta segunda-feira, 18], e fizemos todo um trabalho de programação ligado ao Ano da Misericórdia”, contou Raphael Fritz, que trabalhou no Setor Pré-jornada da JMJ Rio2013 e agora faz parte do grupo que organizou a Pré-jornada.
Segundo ele, para a Semana Missionária, que é parte da programação das Pré-jornadas, foram pensados três tipos de trabalhos: ligados à fé, à cultura e à missão em si. “A expectativa é muito grande”, frisou o jovem.
Pré-jornada
A iniciativa da arquidiocese de convidar os jovens a peregrinarem foi divulgada em todas as paróquias, a fim de criar um grupo oficial da Arquidiocese do Rio, que agora está formado. Os participantes têm, em sua maioria, de 18 a 22 anos.
“Braga nos recebeu com um carinho imenso. Preparou-nos o que era possível; e a Pré-jornada será um dos pontos altos da experiência carioca nessa próxima JMJ”, pontuou monsenhor Joel.