Celebração em solidariedade às vítimas da tragédia de Mariana integra programação da Assembleia do Regional Leste 2 da CNBB, sobre mineração
Da Redação, com Secretaria do Regional Leste2
Nesta quinta-feira, 9, uma Missa em Mariana (MG) vai recordar as vítimas da tragédia ocorrida em 5 de novembro de 2015, quando duas barragens se romperam e deixaram submerso o distrito de Bento Rodrigues. A Missa faz parte da programação da Assembleia do Conselho Episcopal do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A assembleia é realizada em Ouro Preto (MG) de 6 a 9 de junho e contará com a participação do núncio apostólico do Vaticano no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello. O encontro que tem como tema “Cuidado com a Casa Comum” deve reunir mais de 40 bispos em debate sobre mineração.
Acesse
.: Todas as notícias sobre a tragédia de Mariana
Após a celebração, os bispos, padres e representantes dos atingidos irão até o local do rompimento da barragem em Bento Rodrigues, onde farão visita ao local. A Missa em solidariedade aos atingidos pelo rompimento das barragens será a partir das 8h30 na Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG).
A tragédia de Mariana
No dia 5 de novembro de 2015, uma barragem da mineradora Samarco se rompeu, deixando submerso na lama o distrito de Bento Rodrigues, além de atingir outras 35 cidades.
Com o rompimento, cerca de 35 milhões de m³ de lama de rejeitos de minério vazaram da barragem e atingiram o Rio Doce, um dos principais da região. 82% dos edifícios do distrito de Bento Rodrigues foram destruídos.
A tragédia não parou em Minas. Cidades do estado do Espírito Santo também foram atingidas pela lama poluída. No dia 30 de novembro, a extensão de lama no mar no litoral capixaba de Linhares era de cerca de 80 km. Mais de 660 km de rio foram atingidos.
CONSER
O Conselho Episcopal do Regional Leste 2 da CNBB é o órgão regional da CNBB, que congrega os bispos das dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. De acordo com sua missão evangelizadora e em consonância com seus estatutos e regimentos, desenvolve trabalhos de prevenção e intervenção na área social, buscando junto a populações em situação de vulnerabilidade social o resgate de seus direitos.
O CONSER é formado por 35 bispos de 32 dioceses, além de 25 bispos eméritos. Ele também é responsável por coordenar as atividades regionais da CNBB e estudar assuntos de interesse eclesial e social dos dois estados, além de atuar junto ao poder público a serviço do bem comum.