Trezena do Padroeiro

Arquidiocese do Rio inicia festejos em honra a São Sebastião

O primeiro dia da Trezena concluiu-se com Missa na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca

Da redação, Arquidiocese do Rio de Janeiro

A Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou nesta quinta-feira, 7, a trezena de São Sebastião, na Fortaleza de São João, na Urca, bairro da Cidade  Maravilhosa. No local, há 450 anos, Estácio de Sá fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, e onde foi construída a primeira capela ao santo padroeiro.

A imagem peregrina de São Sebastião foi recebida pelo General Décio dos Santos Brasil, chefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), com a presença de militares e convidados.

Às margens da Praia de Fora, entre os morros Cara de Cão e o Pão de Açúcar, o Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta presidiu a celebração missionária, lembrando que a cidade nasceu e continua sob a proteção do santo mártir.

A comitiva contou com as presenças do pároco da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Urca, cônego Antônio José de Moraes, do vigário episcopal para a Cultura, Cônego Marcos William Bernardo, do reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, e do pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Lins Vasconcelos, padre Jorge Lutz.

Pão de Açúcar

A peregrinação seguiu pela primeira vez para o Pão de Açúcar, na Urca, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. A imagem foi recebida pelos diretores Diego Scofano e Giusepe Pelegrine, e de diversos colaboradores.

“A Companhia do Pão de Açúcar recebe com alegria a visita da imagem de São Sebastião, acompanhada de Dom Orani e de sua comitiva”, confessou Giusepe Pelegrine.

“Subimos aqui ao Pão de Açúcar para um momento de oração tendo como pano de fundo justamente a cidade vista aqui do alto e começamos assim a nossa Trezena de São Sebastião”, destacou Dom Orani.

Ele lembrou que a imagem peregrina, réplica da imagem história do padroeiro, percorre todas as realidades da cidade, desde “as mais turísticas e bonitas até as mais difíceis”, lembrando “da grande cidade na sua diversidade de situações”.

“Aqui desse alto onde vemos grande parte da cidade, nesse local onde milhares de pessoas visitam, um local turístico e faz com que as pessoas, ao contemplar a beleza, possam ter um coração voltado para o bem, para fazer as coisas boas. Vamos pedir justamente isso… Que contemplando a beleza da natureza que aqui do alto se vê, os corações se enterneçam pelo bem e as pessoas se tornem cada vez mais pessoas boas e generosas”, disse.

“Por outro lado também sabemos que nem tudo é tão bonito assim, pois temos muitas situações difíceis, complicadas e violentas, além das injustiças… Mas neste ano somos chamados e devemos anunciar a misericórdia de Deus porque Ele ama a todos”, exortou Dom Orani.

Peregrinação da Imagem de São Sebastião

Às 12h, a imagem de São Sebastião foi recebida pelo cônego Abílio Vasconcelos na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Botafogo.

À tarde, a imagem peregrina visitou os estúdios da Rádio e TV Bandeirantes, em Botafogo, onde Dom Orani visitou as instalações e abençoou os funcionários. Às 17h30, a comitiva esteve no Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca.

O primeiro dia da Trezena foi encerrado às 19h, com Missa na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo