Saúde

Distrito Federal descarta caso de microcefalia ligado ao Zika

País já tem 1248 casos de microcefalia relacionados com o vírus

Da redação, com Agência Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou nesta segunda-feira, 7, que até o momento não há casos de microcefalia em Brasília relacionados ao vírus Zika. Segundo a nota, a malformação de um bebê nascido em outubro não foi causada pelo vírus.

Ao todo, oito crianças nasceram com microcefalia no Distrito Federal no segundo semestre. Destes casos, sete estão sendo investigados conforme o novo protocolo do Ministério da Saúde para o diagnóstico da doença. De acordo com o  novo critério, se o bebê não for prematuro e tiver 32 centímetros ou menos de perímetro encefálico serão feitos outros exames para confirmar a doença.

A microcefalia é uma malformação do crânio e está relacionada a outros fatores, como alterações genéticas, infecções e uso de álcool e drogas. Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou que o vírus Zika é um dos causadores desta condição. O vírus começou a circular no país este ano, principalmente na região Nordeste.

Dados do Ministério da Saúde divulgados na semana passada mostram que o Brasil já tem 1.248 casos suspeitos de microcefalia relacionada com o vírus Zika.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo