A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no próximo 3 de novembro, na Catedral de São Sebastião. A concentração dos jovens terá inicio às 9h e o tema deste ano é "Juventude e Missão" e o lema: "Jovem levante-se, seja fermento".
De acordo com a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Juventude no Rio, Juliana Fernandes, a programação do evento contará com testemunhos, adoração, pregação com Diogo Rocha, da Comunidade Shalom, e apresentação teatral do "Circo da Comunidade Aliança da Misericórdia". O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidirá a Eucaristia às 10h.
"O DNJ é uma oportunidade para fortalecer os processos de acompanhamento dos jovens e não deixar as coisas desanimarem com o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, desafiando toda a Igreja Jovem do Brasil a assumir o compromisso missionário celebrado na JMJ", escreve o site da arquidiocese carioca.
História do DNJ
No ano de 1985, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o quarto domingo do mês de outubro para celebrar o Dia Nacional da Juventude. As pastorais da juventude eram as únicas expressões de juventude organizadas nacionalmente. Dessa forma, a CNBB confiou-lhes o protagonismo da celebração.
Nas últimas décadas cresceu visivelmente o número e pluralidade de grupos, movimentos e novas comunidades que organizam-se nacionalmente em prol da evangelização dos jovens. Assim, a partir do ano de 2011, com a criação de uma Coordenação Nacional de Jovens, o DNJ passou a ser organizado por estes grupos.