Os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2016 na Cracóvia, Polônia, seguem com reuniões e divisão de tarefas. Nesta semana, em Varsóvia, os representantes das dioceses da Polônia se reuniram para dar início ao calendário do evento. Segundo informou o site oficial da JMJ2016, uma Comissão mista será criada e serão definidos também os setores específicos de organização.
Durante reunião presidida pelo Cardeal Primaz de Cracóvia, Stanisław Dziwisz, foi apresentado um relatório sobre a JMJ2013, no Rio de Janeiro. O documento servirá de apoio para o evento na Polônia. Participaram também da reunião o prefeito da cidade, Jacek Majchrowski, o presidente do Comitê organizador, Dom. Damian Muskus, sacerdotes da diocese e voluntários. “Aguardam-nos três anos de muito trabalho pela Igreja que tem o rosto jovem”, destacou Dom Damian.
Os símbolos da JMJ, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, chegarão ao país em abril do próximo ano. Cerca de 100 jovens poloneses receberão os símbolos do Papa Francisco na Praça São Pedro, no domingo de Ramos, 14 de abril. No dia seguinte, começará a peregrinação na cidade de Poznan.
A cruz e o Ícone permanecerão cerca de 20 dias em cada uma das 44 dioceses do país. “Queremos, durante a peregrinação, evangelizar pelas ruas, chegar aos lugares de sofrimento, nos orfanatos, centros para menores e locais de detenção”, afirma integrante da comissão organizadora, Anna Milewska.