Assembleia Geral em 2014

Papel do leigo estará entre as prioridades da próxima AG da CNBB

Na próxima Assembleia Geral da CNBB, em 2014, um dos temas prioritários será o laicato. Já nesta segunda-feira, 19, a Comissão Episcopal para o Laicato reuniu-se na sede da Conferência para estabelecer aspectos importantes que deverão estar em pauta.

“A nossa tentativa é elaborar uma proposta de temas de estudo, e de como nós podemos enfrentar a questão do laicato, numa dimensão positiva, e enriquecer a ação e o testemunho dos leigos na Igreja e na sociedade”, explica o presidente da Comissão, Dom Severino Clasen.

De acordo com o bispo, os recentes discursos do Papa Francisco no Brasil bem como o Documento de Aparecida e as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora evidenciam muitos aspectos fundamentais sobre a atuação dos leigos.

Ainda esta semana, a Comissão para o Laicato deverá propor à presidência da CNBB os membros da equipe que vai elaborar o subsídio de reflexão do tema para a próxima Assembleia Geral.

“É muito importante montar uma equipe boa para que possamos levar um material importante. A temática está amadurecendo, e nós não temos pressa, para que possa ser bem trabalhado e mobilizar todos os leigos e leigas do Brasil”, afirma dom Severino.

Também participaram da reunião o bispo de Macapá (AP), Dom Pedro José Conti e o bispo de Tocantinópolis (TO), Dom Giovane Pereira. A nova presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza José Lopes, também participou do encontro, juntamente com a equipe de assessores da Comissão.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo