Acordo inédito

Santa Sé e Cabo Verde assinam concordata

Cabo Verde é o primeiro país da África Ocidental a assinar uma Concordata com a Santa Sé. A assinatura se realizou na manhã desta segunda-feira, 10, na Cidade da Praia.

Dom Ildo Fortes, Bispo de Mindelo, sublinha a importância do acordo para o reconhecimento jurídico da Igreja Católica e do papel que desempenha naquele país, que vai ser pioneiro neste nível. “Nós somos pioneiros aqui nesta área da África Ocidental, somos o primeiro país a assinar um acordo com o Vaticano. Dado que a Igreja Católica, os seus fiéis, constituem a maior parte dos cabo-verdianos, somos 77% de católicos, é normal o reconhecimento claro e explícito por parte do Estado, da Igreja e do seu papel”, explica Dom Ildo em entrevista à Rádio Renascença.

Além disso, o Bispo de Mindelo sublinha que “a Igreja tem uma presença nesta nação já secular, o país nasceu há mais de trinta anos, a Igreja católica encontra-se aqui há 500 anos, e com um trabalho conhecido em nível social, de educação, formação dos quadros superiores. É bom que se reconheça que a identidade cabo-verdiana é uma identidade que tem fortes matizes cristãs”.

A Concordata vai regular as relações entre a Igreja e o Estado nos setores de saúde, impostos, ação social e da educação e pode também abrir portas à criação de uma universidade católica. Para Dom Ildo Fortes, o acordo só traz vantagens. “É uma grande oportunidade, quer para o Estado cabo-verdiano, quer para a Igreja Católica”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo