2 anos da tragédia

Arquidiocese do Rio celebra Missa pelas vítimas de Realengo

A Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará uma Missa na intenção das vítimas na Escola Municipal Tasso da Silveira (Realengo/RJ), em 7 de abril de 2011. A celebração acontece no próximo domingo, 7, às 9h, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João de Deus, em Realengo e pretende fazer memória pelos dois anos do acontecimento.

A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e contará também com a presença de integrantes da Associação Anjos de Realengo, familiares e amigos das vítimas. A Presidente da Associação, Adriana Silveira, mãe da jovem Luiza Paula da Silva, uma dos doze adolescentes que foram vítimas do crime, destacou o sentimento existente após dois anos da tragédia.

“Quando se perde um filho recomeçamos a vida do zero, o mundo perde a cor, você fica sem chão, sem direção, totalmente perdido, mas tem que renascer de novo, tem que descobrir como viver novamente. Eu acredito que toda mãe que perde um filho procura alguma coisa pra continuar viva, procura se segurar em algo, e no caso das mães de Realengo nós sempre dizemos que servimos de muletinhas uma para as outras. Isso significa amor… Você está com a dor e transforma essa dor em amor”, disse a mãe.

Adriana explica que Deus é seu suporte neste tempo difícil e de dor. Para ela, a misericórdia de Deus é seu maior sustento. “Eu sei que hoje eu brigo comigo mesma para continuar de pé e só estou pela misericórdia de Deus. É uma luta diária, mas se Deus me quer viva, então é porque eu tenho que fazer algo nessa terra e se eu fiquei aqui tenho que fazer algo bom para transformar os meus dias”, disse.

Adriana também contou que com a perda dos filhos as mães assumiram o compromisso de pensar em outras crianças. “Nossa luta passou a ser por profissionais mais qualificados nas escolas, pelo fim do bullying e por maiores cuidados com os alunos. Temos o direito de ter nossos filhos na escola, com a certeza que iremos buscá-los com vida. Estamos lutando para que o prefeito faça um memorial pelas crianças vítimas dessa tragédia”, afirmou.

Após a Missa, uma procissão sairá da Paróquia em direção a porta da Escola Tasso da Silveira, onde será dada a benção final e um abraço simbólico. No local também será lançada uma campanha pelo desarmamento, onde crianças de 0 a 12 anos poderão trocar suas armas de brinquedo por um jogo pedagógico.     

A Associação Anjos de Realengo pede para que todos os participantes da celebração usem uma fitinha verde em prol de uma escola livre de violência, do bullying e com melhor segurança para todas as crianças e adolescentes. Além disso, a Associação também arrecadará alimentos não perecíveis para enviar as famílias desabrigadas pelas chuvas e desmoronamentos de Petrópolis.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João de Deus fica localizada na Estrada Manuel Nogueira de Sá, 1421 – Jardim Novo, em Realengo.

Há dois anos, no dia 7 de abril de 2011, Wellington Menezes, ex-aluno do colégio, matou 12 crianças e feriu mais de dez estudantes, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo (RJ).

            

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo