Diálogo inter-religioso

Patriarca ortodoxo de Moscou envia mensagem ao Papa

O patriarca ortodoxo de Moscou, Aléxis II, escreveu ao Papa Bento XVI para manifestar-lhe seu otimismo diante das perspectivas de colaboração com a Igreja Católica. Com a carta, o patriarca de todas as Rússias responde à carta que o Santo Padre lhe havia enviado em 1º de outubro através do arcebispo de Nápoles, Cardeal Crescenzio Sepe, em visita a Moscou.

No texto, Aléxis II confessa que se alegra pelas "crescentes perspectivas de desenvolvimento de boas relações e uma positiva cooperação entre nossas duas Igrejas".

"A sólida base disso está em nossas raízes comuns e em nossas posições convergentes sobre muitas questões que hoje afligem o mundo", reconhece.

O patriarca se diz convencido de que a maior revelação do Novo Testamento, "Deus é amor" deveria converter-se em uma orientação vital para todos aqueles que se consideram seguidores de Cristo.

"Só através do testemunho deste mistério podemos superar a discórdia e a alienação deste século, proclamando os valores eternos do cristianismo ao mundo moderno", assegurou.

O patriarca conclui desejando ao Papa, "de todo coração, boa saúde e a ajuda de Deus em seu ministério".

Entre 20 e 23 de dezembro, o patriarca Aléxis II visitará Viena (Áustria) por convite do arcebispo da cidade, Cardeal Christoph Schönborn.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Leia mais
.: Ortodoxos celebram dois mil anos do Apóstolo Paulo
.: Papa manifesta "profundo afeto por irmãos ortodoxos" 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo