A poucos dias da Jornada Mundial da Juventude o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, esteve na sede da Comunidade Canção Nova, nesta quinta-feira, 11, dia Nacional de Oração pela Jornada. Dom Orani celebrou uma Missa e participou do programa de TV #TamuJuntoJMJ.
Padre Roger Araújo, conversou com o Arcebispo sobre os preparativos para o evento. Esse é o tema do Canção Nova em Foco desta semana. “Eu creio que tudo aquilo que foi possível fazer para receber bem os jovens foi feito,” comenta Dom Orani.
Dois milhões de pessoas devem participar do evento que contará com a presença do Papa Francisco. “Os jovens são protagonistas, mas todos são convidados”, deixa claro o Arcebispo que espera receber gente de todas as idades.
Dom Orani fala como está a infraestrutura dos locais que receberão o Papa, explica que as recentes manifestações pelo Brasil não preocupam o COL, já que as reivindicações são voltadas para questões sociais, explica sobre as inscrições do peregrino e destaca duas maneiras que todas as pessoas podem ajudar a Jornada: oração e ajuda financeira.
“A oração é essencial, para que realmente seja uma experiência de jovens que estejam se encontrando com Cristo. Outro lado, é a parte financeira, pagamento das despesas. Evidentemente a JMJ tem as despesas e para isso temos belos exemplos de pessoas que dão do pouco que tem, que economizou, para poder ajudar a financiar a Jornada.”
O site oficial da JMJ Rio2013 orienta como é possível ajudar financeiramente. “Quem quiser ajudar e puder ajudar, também vai dar sua contribuição para construir a Jornada”, diz Dom Orani.