Santa Maria

Jovens do Rio testemunham solidariedade por vítimas de tragédia

Jovens solidários que abraçam os irmãos no momento do sofrimento e da dor. Este foi o testemunho da juventude carioca que na tarde deste domingo, 27, se uniu para rezar pelos jovens que foram vítimas do incêndio em uma casa noturna de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e por seus familiares.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, presidiu uma Missa na Catedral Metropolitana – transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, WebTV Redentor e Rádio Catedral FM 106,7 –, em sufrágio por todos os jovens que faleceram no acidente, pelas vítimas que permanecem hospitalizadas e por seus familiares, pedindo a Deus que conforte o coração de todos.

Antes da Celebração Eucarística, os jovens que se encontrariam para festejar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), na Folia com Cristo, saíram em procissão da Candelária até a Catedral de São Sebastião rezando o Terço. Concelebraram a Eucaristia os Bispos Auxiliares Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, além dos sacerdotes que trabalham diretamente no Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013.

Durante a homilia, Dom Orani se uniu aos jovens que abraçaram com solidariedade a intenção de oração pelos jovens vítimas do incêndio em Santa Maria.

“Muitos de vocês saíram de casa cedo e até de outras cidades do Estado do Rio para essa manifestação anual dos jovens que é a Folia com Cristo, mas o Senhor nos reservou um outro momento de mostrar para o mundo que os jovens sabem ser solidários uns com os outros e sabem abraçar outros jovens que passam pela dor”,

O arcebispo ressaltou o fato dos jovens terem aceitado as mudanças na programação e enfatizou que esse gesto significou dizer as famílias de Santa Maria, “que a Jornada Mundial da Juventude quer ser o despertar dessa solidariedade fraterna no mundo com o desejo de efetivamente nos tornar cada vez mais irmãos e irmãs.”

“No dia de hoje em que o Brasil vê uma tragédia que marca e machuca, somos chamados a dizer: eis os jovens que sabem ser solidários. Que cada um de nós que tivemos os nossos planos mudados no dia de hoje possamos aprender que a Palavra de Deus nos faz viver em comunhão e em solidariedade. Eis o que é uma Jornada Mundial da Juventude, jovens solidários em todas as circunstâncias que aprofundam a sua fé e que levam vida para todos,” afirmou Dom Orani durante a homilia.

O Arcebispo do Rio também fez questão de deixar uma mensagem para os pais das vítimas:
“Quero abraçar cada pai e cada mãe e quero dizer que a dor que sentem é uma dor que realmente é difícil de diminuí-la, mas ressalto essa nossa presença enquanto irmãos e quero dizer que nós da Arquidiocese do Rio estamos juntos e sofremos juntos, mas também que em Cristo temos a esperança na vida que não termina com a morte,” disse.

A cantora católica Jake Trevisan que também participou do Folia com Cristo divulgou, em nota, por uma rede social, sua solidariedade às vítimas da tragédia.

“Ontem não fiz o que estava acostumada a fazer. Estávamos preparados para fazer uma grande festa em preparação a JMJ no Rio de Janeiro, mais de 100 mil jovens presentes, mas, em comunhão com a Igreja, e em solidariedade aos jovens e familiares de Santa Maria no RS, transformamos uma tarde de louvor em uma procissão. Orani João Tempesta, acertadamente, tomou a decisão de não prosseguirmos com o evento Folia com Cristo. Foi um momento lindo de intercessão pelas famílias e pelas almas, me senti muito gratificada por nós, como Igreja, estarmos em união a este luto que vive nosso país", disse.
 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo