Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegam à Diocese de Criciúma por volta das 16h desta sexta-feira, 4, com a acolhida na Paróquia Imaculado Coração de Maria, logo ao pé da serra, em Lauro Müller, e percorrem um longo caminho pelas comarcas até a tarde da segunda-feira, 7, quando serão enviados à Diocese de Tubarão.
Na tarde desta quinta, 3, o bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, e os coordenadores do Setor Juventude, Marcos Tramontin e Diego Vieira, concederam uma entrevista coletiva aos meios de comunicação da região, com o propósito de fazer conhecer a proposta da JMJ e o itinerário de passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, que virão acompanhados da imagem da beata catarinense Albertina Berkembrock.
Os símbolos já tocados por milhões de jovens no mundo inteiro preparam as dioceses brasileiras para a JMJ. “Não existe evento global que mobilize mais pessoas que a JMJ”, pontuou Dom Jacinto. A cidade do Rio de Janeiro (RJ) aguarda mais de 2 milhões de jovens do Brasil e do mundo para o evento, que será realizado de 23 a 28 de julho de 2013.
“A Jornada não deve ser somente um grande encontro, mas construir um caminho de preparação e engajamento dos jovens em suas comunidades”, afirmou o jovem Marcos Tramontin.
De acordo com o jovem Diego Vieira, o momento da passagem dos símbolos será muito marcante para o povo da diocese. “Nem todos os jovens poderão ir ao Rio de Janeiro, mas poderão vivenciar um pouco da Jornada, chegando perto dos símbolos”, enfatizou.
Para o bispo diocesano, a peregrinação da Cruz deve motivar ainda mais o protagonismo dos jovens na Igreja. “Todos devemos ter algo grandioso dentro de nós, que é a nossa fé. Queremos que os jovens e todos sonhem com um mundo mais bonito. O jovem não tem medo de grandes desafios. Quando ele sabe que vale à pena e que aquilo dá sentido à sua vida, ele deve experimentar”.
Até as semanas que antecedem a JMJ Rio 2013, mais de 400 jovens da diocese deverão inscrever-se para participar do evento, segundo estimativas do Setor Juventude. Até lá, a Igreja diocesana se prepara para celebrar diversas atividades com os olhos voltados para a juventude, entre eles a Campanha da Fraternidade 2013 e a pré-jornada, ou Semana Missionária, quando a Diocese de Criciúma poderá receber até 250 jovens estrangeiros que participarão do encontro mundial.
Leia mais
.: Santa Catarina recebe símbolos da JMJ em janeiro