Sínodo

Nova Evangelização: os principais pontos para que ela aconteça

Após 22 dias de reflexão, oração e trabalhos orientados pela luz do Espírito Santo, o Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização chega aos últimos momentos com uma mensagem persistente de esperança e confiança no poder da Palavra de Deus e na ação do Espírito Divino. Este foi o balanço que o Bispo da Diocese de Lorena, Dom Benedito Beni do Santos, um dos bispos brasileiros presente no Sínodo, fez do encontro.

Acesse
.: Bispos aprovam mensagem do Sínodo
.: Todas as notícias sobre o Sínodo dos Bispos

Dom Beni, em entrevista à correspondente da TV Canção Nova em Roma, Danusa Rego, descreve um panorama dos principais assuntos do Sínodo, reforçando a necessidade de, a partir de agora, os católicos "arregaçarem as mangas" e trabalharem para que a proposta sinodal aconteça na Igreja.

De acordo com o pensamento do Sínodo, Dom Beni destacou os seguintes pontos:

Investir na família

A palavra Sínodo significa percorrer um novo caminho. Eu creio que este Sínodo está, de fato, abrindo para toda a Igreja o caminho da Nova Evangelização para a transmissão da fé. Então, a Nova Evangelização agora começa a envolver, de fato, toda a Igreja. E, segundo o pensamento do Sínodo, chegou a hora de investirmos na família que, até cronologicamente, deve ser o primeiro lugar para a transmissão da fé.

Investir nas paróquias

Devemos também investir muito nas paróquias para que sejam uma rede de comunidades, sejam cada vez mais missionárias, que elas possam ir ao encontro, não só daqueles que não conhecem a Cristo, mas como foi dito no Sínodo, ir ao encontro daqueles que foram batizados, mas na realidade não frequentam a comunidade. Levam uma vida não ainda dirigida pela fé, pelo Evangelho.

Investir nos movimentos,  novas comunidades e juventude

Chegou a hora de investirmos muito nos movimentos e novas comunidades. Isso foi dito diversas vezes durante o Sínodo e sobretudo investir de um modo novo na juventude. Que deve ser, não só o destinatário da Nova Evangelização, mas sujeito da Nova Evangelização.

Abertura à ação do Espírito Santo

Neste momento, para a Nova Evangelização é necessária também uma confiança renovada no Espírito Santo. Nós vimos no decorrer do Sínodo que a Igreja enfrenta desafios e obstáculos em todas as partes, mas, na força do Espírito Santo esses obstáculos serão vencidos. Chegou o momento de aumentarmos a nossa fé e abrirmos mais os corações à ação do Espírito Divino.

Mensagem do Sínodo

A mensagem final do Sínodo é muito bonita, cheia de esperança e convida toda a Igreja a ter confiança em Deus, na força da Palavra de Deus, erguer a cabeça e, de fato, evangelizar. Creio que um ponto importante dessa mensagem é a confiança que os bispos expressam, de um modo muito especial, na juventude, nos movimentos e nas novas comunidades.

É hora de evangelizar

Creio que chegou a hora de toda a Igreja iniciar, de imediato, este trabalho de evangelizar, sobretudo para aqueles que estão envolvidos pela mentalidade da secularização. No fundo de cada ser humano existe uma saudade de Deus, um desejo de encontro com Deus. Chegou a hora de, através do anuncio do evangelho, despertarmos esse desejo misterioso de Deus que existe no coração de todo ser humano. E, Cristo é a resposta. Só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

    

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo