Sínodo dos Bispos

Cardeal de SP fala sobre diferentes desafios da Nova Evangelização

O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Sherer, participa em Roma do Sínodo dos Bispos para a Nova Evangelização, que acontece até o dia 28 de outubro em Roma.

Em entrevista à correspondente da TV Canção Nova em Roma, Danusa Rego, Dom Odilo falou sobre os diferentes conflitos que os países vivem diante da evangelização.

Danusa Rego – Diante das realidades que os bispos tem apresentado no Sínodo sobre os países que vivem em situações de conflito. O Brasil vive uma situação diferente. Como ajudar esses paises que sofrem tantas dificuldades nesse contexto da nova evangelização?

Dom Odilo – Existe por toda parte uma dificuldade própria, em alguns países os cristãos, os católicos, estão debaixo de pressão, perseguição, restrição da liberdade, em outros estão com excesso de liberdade, portanto uma situação de desinteresse, de indiferença em relação à fé e à religião, em outro lugar como o Brasil, na América Latina, nós estamos debaixo da pressão das comunidades neo-pentecostais, por exemplo.

Então há dificuldades em toda parte, mas eu acho que o Sínodo está justamente fazendo aparecer esta necessidade que, em toda parte, em todas as situações, a Igreja faça de novo o trabalho de evangelização que no passado já foi feito, mas que é preciso fazer em todas as épocas e diante de cada situação.

Justamente as situações de hoje são a indiferença, a perseguição, o abandono da fé, o esfriamento da fé, ou então a perseguição, restrições da liberdade, risco de serem engolidos por outros grupos religiosos e assim por diante. Nós do Brasil, América Latina, temos algumas belas experiências já, de nova evangelização, como por exemplo a própria conferência de Aparecida, que foi um grande momento de consciência. A partir deste momento, nasceram muitas iniciativas de nova evangelização, por exemplo, as missões populares, as visitas de casa em casa, de novos movimentos, novas comunidades que surgiram para fazer evangelização.

Eu acho que desta forma nós podemos estar partilhando e uma das maneiras, hoje foi falado mais uma vez do Documento de Aparecida, foi a distribuição aos padres conciliares do documento de Aparecida em língua italiana.

Veja também
.: Bispos brasileiros falam sobre primeira semana do Sínodo
.: Fé e ciência e são temas de pronunciamento no Sínodo
.: Papel da mulher na Igreja é tema do Sínodo nesta quarta-feira
.: A confissão é o primeiro alicerce da Evangelização, diz Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo