Na tarde dessa quarta-feira, 13, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Cardeal William J. Levada, se encontrou com o Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, Dom Bernard Fellay. Os membros desta comunidade também são conhecidos como 'lefevbrianos'.
Estavam presentes também o secretário da mesma congregação, Arcebispo Luis Ladaria, e o secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Dom Guido Pozzo.
“O objetivo do encontro foi apresentar a avaliação da Santa Sé sobre o texto entregue pela Fraternidade São Pio X no mês de abril, em resposta ao preâmbulo doutrinal, apresentado pela Congregação para a Doutrina da Fé em 14 de setembro de 2011 a esta Fraternidade. Na discussão sucessiva surgiu-se a possibilidade de oferecer oportunidades de explicações e maiores informações”, relata o Boletim da Santa Sé desta quinta-feira, 14.
Dom Fellay, por sua vez, ilustrou a situação atual da Fraternidade Sacerdotal São Pio X e prometeu apresentar sua resposta num prazo razoável.
Segundo o boletim, durante o mesmo encontro, foi apresentado um esboço de documentos com os quais vem proposta uma Prelazia Pessoal como instrumento mais adequado para o reconhecimento canônico da Fraternidade.
“Como já foi dito no comunicado de imprensa de 16 de maio de 2012, se confirma que a situação dos outros três bispos da Fraternidade São Pio V será tratada separadamente e singularmente”, precisou a Santa Sé.
Na conclusão da reunião, a Santa Sé expressou desejar também que através deste momento de reflexão, possa-se chegar a uma plena comunhão da Fraternidade Sacerdotal São Pio X com a Sé Apostólica.
Leia mais
.: Vaticano considera insuficiente a resposta dos lefevbrianos
.: Doutrina da fé e Fraternidade São Pio X encontram-se
.: Fraternidade São Pio X estuda proposta do Vaticano