Apelo

Amigos da Síria prometem ajuda em 48 horas se ataques pararem

Potências árabes e ocidentais que se reúnem em Túnis nesta sexta-feira, 24, para pedir que as autoridades sírias permitam acesso imediato de ajuda para as cidades de Homs, Deraa, Zabadani "e outras áreas sob cerco".

A proposta de declaração da reunião dos "Amigos da Síria" também pediu para que o governo sírio "parasse imediatamente com a violência" e promete entregar ajuda humanitária dentro de 48 horas caso a Síria "pare de atacar áreas civis e permita o acesso".

O grupo também se compromete a aplicar sanções voltadas para pressionar as autoridades sírias a pararem com a violência, incluindo banimento de viagens, congelamento de bens, interrupção das compras de petróleo sírio, encerrar investimentos em infraestrutura e serviços financeiros relacionados ao país, reduzir laços diplomáticos e impedir cargas de armamentos para o governo sírio.

Pedido da ONU

O ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annan, enviado da entidade e da Liga Árabe para a Síria, pediu também nesta sexta-feira que todas as partes cooperem para pôr fim à violência no país e para encontrar uma solução pacífica para a crise.

Annan foi nomeado pelo atual secretário-geral da ONU e seu sucessor no cargo, Ban Ki-moon, e pelo chefe da Liga Árabe, Nabil Elaraby, na quinta-feira como enviado especial para a crise síria.

"Estou honrado em aceitar o papel de Enviado Especial Conjunto para a Crise Síria, e recebo com humildade a confiança que foi depositada em mim", disse Annan, segundo comunicado divulgado pela sede da ONU em Genebra.

"Estou ansioso para ter a total cooperação de todas as partes e participantes relevantes no apoio a este esforço unido e determinado das Nações Unidas e da Liga Árabe para ajudar a trazer um fim à violência e aos abusos dos direitos humanos, e promover uma solução pacífica para a crise síria", disse.

Os franciscanos da Terra Santa também lançaram um apelo em favor da Síria. Veja na reportagem de Célia Grego

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo