Visita oficial

Comunicado da Santa Sé e governo britânico pela liberdade religiosa

Divulgamos  um comunicado conjunto da Santa Sé e do governo britânico sobre a visita oficial de uma delegação de ministros do Reino Unido ao Vaticano, em comemoração ao 30º aniversário das relações diplomáticas entre os dois estados. A delegação, guiada pela baronesa Sayeeda Hussain Warsi, se reuniu com o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone SDB e foi recebida pelo Papa Bento XVI.

No comunicado, se lê que “a Santa Sé e o Governo de Sua Majestade concordam na necessidade urgente de uma ação para reforçar o compromisso universal em favor da liberdade religiosa, como o direito humano fundamental e sua aplicação prática, para promover o respeito por todas as religiões em todos os países. A Santa Sé e o Governo britânico querem trabalhar juntos para combater a intolerância e a discriminação baseada na religião onde quer que ela se manifeste”.

Ambas as partes reafirmaram a necessidade de “promover um abrangente e sustentável desenvolvimento global, baseado na centralidade da pessoa humana e no princípio da dignidade humana e do valor próprio de cada pessoa. Nos últimos dez anos se tem progredido muito (…), no entanto, muitas pessoas ainda sofrem com a fome, muitas ainda não têm acesso à instrução e a um trabalho digno, muitas mulheres morrem durante o parto. À luz destes desafios, reconhecemos a obrigação compartilhada de alcançar estruturas internacionais financeiras e comerciais justas. E nos comprometemos com um futuro melhor para toda a humanidade, dando especial atenção ao cuidado com as pessoas mais pobres do mundo”.

Considerando-se a Conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, que será realizada em junho, no Rio de Janeiro, e o processo de atuação da convenção da ONU sobre as mudanças climáticas, ambas as partes concordam que é necessário reforçar os pilares do desenvolvimento sustentável global – economia, sociedade e ambiente, que são interdependentes – assim como a relação entre a luta contra a pobreza e a gestão das mudanças climáticas.

A Santa Sé e o Governo britânico compartilham o compromisso de trabalhar na ONU e em outras sedes “para reforçar a atenção internacional sobre a prevenção de conflitos, sobre o desarmamento, controle e proliferação de armamentos, para proteger a vida humana e construir um mundo que respeite mais a dignidade humana. Como parte deste esforço, esperamos resultados positivos das negociações finais, previstas para o próximo mês de julho, para um Tratado eficaz sobre o comércio de armas com um amplo campo de aplicação; e a II conferência de revisão do programa das Nações Unidas sobre o comércio ilícito de armas pequenas”.

“Quanto às mudanças que ocorrem no Norte da África e Oriente Médio, a Santa Sé e o Governo de Sua majestade têm enfatizado a importância de empreender verdadeiras reformas nos âmbitos político, econômico e social para garantir, de forma mais adequada, a unidade e o desenvolvimento de todas as nações, aceitando as legítimas aspirações de muitas pessoas à paz e à estabilidade. Neste contexto, se fez referência ao papel que os cristãos podem desempenhar e a importância do diálogo inter-religioso. A Santa Sé e o Governo de Sua Majestade expressaram esperança de retomar as negociações, de boa fé, entre israelenses e palestinos para conseguir paz duradoura. Também reiteraram seu apelo para a cessação imediata da violência na Síria, salientando a necessidade de cooperação para superar a crise atual e trabalhar em prol de uma convivência harmoniosa e unitária”.

“Com a proximidade da Conferência de Londres sobre Somália, a Santa Sé e o Governo britânico convidam a comunidade internacional a apoiar uma estratégia coerente no país, para acabar com a crise, indicando que são prioritárias a proteção e o bem estar do habitantes da região do Chifre da África”. 

“O Governo de Sua Majestade agradeceu o apoio de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, ao atual processo de reconciliação na Irlanda do Norte, para a criação de instituições políticas estáveis e que incluam a todos, e os esforços para construir um futuro pacífico, estável e próspero para todos os membro s da comunidade. O Governo de Sua Majestade e a Santa Sé concordaram que o uso da violência com fins políticos é deplorável e deve ser rejeitado em favor de um diálogo construtivo para o bem estar de toda a comunidade”.

“Agora que o Reino unido se prepara para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres e para celebrar o Jubileu de Diamante de Sua Majestade, a Rainha, ambas as partes esperam um ano marcado pelo espírito da Carta Olímpica e da Trégua Olímpica: a serviço do desenvolvimento harmonioso do ser humano, com a intenção de promover uma sociedade pacífica interessada na salvaguarda da dignidade humana”.

“Também houve um fecundo intercâmbio de pontos de vista sobre uma ampla gama de questões sociais, econômicas, políticas e culturais, entre as quais a promoção da colaboração do Reino Unido com os Museus Vaticanos. Ambas as partes reconheceram, em particular, o papel da fé e da educação no desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social e no fortalecimento de uma sociedade saudável. Neste contexto, reconheceu-se a importante contribuição que a Igreja Católica e os cristãos em geral têm proporcionado e seguem proporcionando para o bem da sociedade britânica. A Santa Sé salientou a necessidade de garantir que as instituições vinculadas á Igreja Católica possam atuar de acordo com seus princípios e crenças, reiterando a necessidade de proteger a família fundada no matrimônio, assim como a liberdade religiosa e a liberdade de consciência. Ambas as partes querem fortalecer ainda mais suas relações, trabalhando juntas por meio das respectivas redes e instituições globais, entre elas a comunidade das Nações, pra promover o bem comum”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo