O Tempo do Advento começou no domingo, 27, dando início a um novo ano litúrgico na Igreja Católica. Para todo fiel, deve ser um tempo de espera e de preparação para a celebração do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para auxiliar as famílias a se prepararem e viverem intensamente esse período, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e os bispos auxiliares publicaram uma carta convidando todos para celebrarem esse tempo de graça em suas casas, em seus trabalhos, em todos os ambientes.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Advento e Natal cristão em família
A Sagrada Família em cada lar
O Secretariado Arquidiocesano de Pastoral elaborou e publicou algumas orientações que deverão servir como subsídio e sugestões para atos, orações e leituras nos tempos do Advento e Natal.
A publicação orienta os fiéis a participar das missas com frequência durante o Advento, principalmente aos domingos e recomenda ainda que, em todas os lares, com a família reunida, seja rezada a novena do Natal. Também os pastores incentivam que em cada casa seja montado um presépio com o Menino Jesus, Nossa Senhora e São José.
Há também uma mensagem aos comerciantes: a arquidiocese recomenda a confecção de um presépio cristão em cada loja ou estabelecimento de trabalho.
Para os pais é recomendado que conversem e falem sobre o Natal com seus filhos. Que expliquem o que representa ele para a humanidade.
Justificativa
Justificando sua orientação, a Arquidiocese afirma que o Advento e Natal podem ser bons momentos para uma catequese no seio da família, uma oportunidade, por exemplo, para conscientizar, principalmente as crianças, de que nessa festa, "papai noel" não deve tomar o lugar do verdadeiro aniversariante que é o Menino Jesus.
Reconciliação
Em sua orientação para se ter um bom e santo Natal a Arquidiocese recomenda uma reconciliação com Deus no período do Advento e Natal: "os cristãos também devem se preparar para uma boa confissão e participar de ações de solidariedade porque, neste tempo, o natal é uma boa notícia para todos, especialmente para quem sofre".
O folheto com a "carta dos Bispos", pede que, no terceiro domingo do advento, todos façam um gesto concreto, apoiando materialmente a evangelização e, termina, exaltando todos os fiéis a participarem da santa missa do Natal.