Cerca de mil anglicanos foram recebidos na plena comunhão com a Igreja Católica durante a Semana Santa, em diferentes celebrações e lugares organizados pelo Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham – espécie de diocese sem território, criada por Bento XVI na Inglaterra e Gales para a acolhida e atenção espiritual desses fiéis.
Foram acolhidos trinta grupos, com sessenta clérigos anglicanos, uma etapa decisiva na resposta do Papa aos pedidos de anglicanos para regressar à Igreja católica em comunidades, prevista pela Constituição Apostólica Anglicanorum coetibus.
Em geral, esses grupos foram recebidos na Igreja Católica por algum dos três ex-bispos anglicanos e agora sacerdotes católicos: monsenhor Keith Newton, superior do Ordinariato; monsenhor John Broadhurst, ex-Bispo de Fulham, e monsenhor Andrew Burnham, ex-Bispo de Ebbsfleet.
As imagens das celebrações e os testemunhos dos grupos estão disponíveis no site (http://www.ordinariate.org.uk) e no blog (http://ordinariateportal.wordpress.com) do Ordinariato.
Acesse
.: Vaticano cria estrutura para receber anglicanos na Igreja Católica
.: 600 anglicanos iniciam caminho de retorno à Igreja Católica
.: Canonista explica como anglicanos entram em unidade com a Igreja
.: Papa recebe Ordinário de Nossa Senhora de Walsingham