Seiscentos fiéis anglicanos acompanhados de 20 pastores iniciaram nesta Quarta-feira de Cinzas, 9, seu caminho rumo à plena comunhão com a Igreja Católica, através do Ordinariato Católico Nossa Senhora de Walsingham estabelecido pelo Papa Bento XVI na Inglaterra.
Este grupo se une aos cinco ex-bispos anglicanos que já fazem parte do ordinariato.
A AP informou que um dos 20 sacerdotes que fazem parte do grupo é David Lashbrook, que em seu sermão de despedida na St. Marychurch, em Torquay, no sudeste da Inglaterra, assinalou que o sínodo geral anglicano "está buscando fazer que a igreja se conforme à cultura em vez de ser fiel à nova vida em Jesus Cristo".
Por sua parte, Mary Huntington, do escritório de imprensa da diocese católica de Brentwood na área leste de Londres, assinalou que 241 adultos e crianças, incluindo sete sacerdotes, ingressarão na plena comunhão ali.
Do mesmo modo, Simon Chinery, um sacerdote anglicano encarregado de duas igrejas em Plymouth, comentou que experimenta "uma sensação de paz, uma sensação de emoção e um pouco de nervosismo" enquanto se prepara para entrar na Igreja Católica.
Em sua opinião, o Papa Bento XVI tem facilitado o processo para que os anglicanos que assim desejam, entrem em comunhão com a Igreja Católica. Chinery disse ainda que, antes, a porta "estava aberta pela metade" mas agora está "de par em par e nos puseram um tapete de boas-vindas".
Estes anglicanos não receberão a comunhão até o dia da sua Confirmação, pouco antes da Páscoa, enquanto que os sacerdotes anglicanos serão ordenados sacerdotes católicos na festa de Pentecostes e logo depois de completar a formação teológica apropriada.
A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna depois que algumas de suas comunidades aprovaram a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibus, na que estabelece o modo no qual os anglicanos que assim o desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.
Em 15 de janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora do Walsingham, como "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".