Opressão

Advogado católico da Comissão Justiça e Paz é preso no Vietnã

O advogado católico e membro da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Vinh, no Vietnã,  Le Quoc Quan, foi preso pela polícia juntamente com o médico Pham Hong Son.

Os dois foram detidos na quinta-feira, 7, pois dias anteriores participaram de manifestações em defesa de um outro advogado e ativista pelos direitos humanos, Cu Huy Ha Vu, que foi condenado a sete anos de reclusão “por propaganda anti-governista”.

De acordo com testemunhas da Igreja no Vietnã, Le Quoc Quan é um católico praticante, ativista em defesa dos direitos humanos, muito apreciado pela comunidade local. O advogado teve uma relação próxima na preparação do seminário da Comissão Justiça e Paz dos bispos vietnamitas que será realizado em Saigon,  no dia 27 de maio, com o tema “A Justiça e a Paz no Vietnã de  hoje”.

Le Quoc Quan estudou nos Estados Unidos e depois do seu retorno ao Vietnã  se distinguiu por seu empenho na Igreja e na sociedade civil, empenhando-se na defesa da dignidade da pessoa e dos direitos humanos, chegando a fazer parte da Comissão Justiça e Paz de Vinh.

A Comissão Justiça e Paz da Conferência Episcopal, instituída oficialmente pelo bispos em outubro de 2010, iniciou seu trabalho guiada pelo Bispo de Vinh, Dom Paul Nguyen Thai Hop, atual presidente, e pelo padre Antoine Nguyen Ngoc Son, atual secretário geral.

Essa comissão foi inspirada pela obra do Pontifício Conselho Justiça e Paz e tem como principal objetivo a promoção da justiça e da paz na sociedade segundo os ensinamentos do Evangelho e a Doutrina Social da Igreja.

De acordo com a própria comissão, as atividades desta “representam uma nova esperança para a Igreja e para a sociedade vietnamita como um todo, sobretudo na defesa dos mais fracos e oprimidos, e para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo