O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) promove, de hoje, 27 até o dia 30 de Janeiro, em Munique (Alemanha), um encontro internacional sobre a Pastoral Universitária. O evento tem como tema “Formação, Educação e Evangelho” e pretende tratar sobre o diálogo entre fé e reflexão científica.
De acordo com o comunicado oficial do CCEE, esta iniciativa tem como objetivo “reunir e avaliar as experiências do passado e refletir sobre áreas prioritárias a desenvolver, no futuro, relacionadas com o trabalho pastoral nas universidades europeias”.
O Processo de Bolonha e as consequentes mudanças registradas no relacionamento entre a Igreja Católica e o espaço acadêmico constitui um dos principais temas em destaque.
No evento, serão abordadas questões relacionadas com o perfil do aluno europeu de hoje: como equilibrar uma vida acadêmica exigente com a prática da fé e quais as instâncias que interagem na Pastoral Universitária da Europa.
Uma do participantes será o professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa, João César das Neves, que no dia 29 irá falar sobre o diálogo entre Economia e a Igreja.
Segundo os bispos europeus, importa sobretudo “examinar quais as áreas em que a fé e a reflexão teológica podem entrar em diálogo com o pensamento científico”.
O Congresso Europeu sobre Pastoral Universitária reúne cerca de 60 delegados da CCEE, representando não só os bispos mas também diretores nacionais da Pastoral Universitária, capelões e associações católicas que colaboram com o meio estudantil.
Está ainda prevista a presença de uma delegação do Vaticano, integrando responsáveis da Congregação para a Educação Católica e do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Refugiados.