"Temos muitas razões para agradecer a Deus", afirmou neste domingo, 31, o presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Paul Josef Cordes, na Missa que encerrou o XIV Congresso Internacional da Fraternidade Católica. O evento reuniu representantes das Novas Comunidades, de todo o mundo, desde a última quinta-feira, e foi um encontro festivo pelos 20 anos da Fraternidade Católica.
O cardeal levou os participantes a mostrar gratidão a Deus por que "Ele se mostrou presença em nossas vidas, na Igreja e na sociedade".
Acesse
.: Ouça: Homilia de Dom Josef Cordes na íntegra
.: Veja fotos do Congresso no Flickr
Em sua homilia, Dom Josef refletiu sobre o Evangelho deste domingo (Lc 19, 1-10) que fala sobre o esforço de Zaqueu para ver Jesus. O prelado afirmou que também nós temos essa "fome pelo divino". "Sentimos isso nos momentos que nos recolhemos, no anseio de experimentar essa proximidade com o Senhor, ter esse gosto de que Deus está com a gente", destacou.
"Zaqueu era pequeno e, para ver Jesus, ele precisou superar esse impedimento. Sendo assim, ele nos ensina que não podemos desanimar ou desistir com as dificuldades que encontramos no caminho (…) Ele supera a distância, o medo para encontrar Jesus", explicou Dom Josef.
O cardeal recordou que, nós também, um dia "nos aproximamos de Jesus e fizemos a experiência de sua presença através do Batismo no Espírito Santo", experimentamos "esse gosto que nos dá fome de alegria e intimidade", e que nos leva a buscarmos de novo o Senhor.
"O Espírito Santo nos moveu… Ele nos deu a força e coragem de subir nas árvores, e isso não se faz num único salto. Todos os dias precisamos nos aproximar, um pouco mais, de Jesus. Iremos encontrar novos impedimentos – a falta de tempo, os deveres sociais, as falsas diversões – que pretendem substituir a alegria que Deus tem para o homem", ressaltou.
Dom Josef disse ainda que precisamos seguir a moção do Espírito Santo de buscar Jesus, "no momento em que Ele nos inspira, pois se deixarmos para depois, não dá tempo", nos perdemos nos afazeres.
E destacou que "quem é disponível para receber Jesus em sua casa, se torna instrumento de salvação para os outros". "Há uma dupla necessidade de experimentar a Deus, mas também de levar essa alegria aos outros (…) Comunicar aos outros nosso desejo de Deus. Ele nos tocou com o Espírito Santo e assim aumentou a força da missão".
O cardeal concluiu a homilia destacando que "os homens precisam muito descobrir Jesus Cristo".
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com