window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Nos EUA

Célula-tronco embrionária: não ao financiamento público de pesquisa

A Justiça dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira, 23, impedir que a pesquisa com células-tronco embrionárias continue recebendo financiamento federal – autorizado pelo presidente Barack Obama.

Na decisão de 15 páginas, o juiz Royce Lamberth concordou que a prática é "claramente uma pesquisa em que um embrião é destruído". A decisão surge após pesquisadores solicitarem a liminar, em junho, alegando que a pesquisa contraria a lei por envolver a destruição dos embriões.

O governo Obama pode recorrer da decisão, bem como rever suas diretrizes. O Departamento de Justiça não se pronunciou.

Em março, Obama cancelou uma proibição para a pesquisa com células-tronco embrionárias, citando os potenciais avanços médicos e uma nova era para a ciência americana, desprovida de ideologia política. A ordem executiva de Obama reverteu uma proibição de seu antecessor, George W. Bush, que havia sido criticada por dificultar a descoberta de novos tratamentos para doenças graves, como Alzheimer, Parkinson e diabetes.

No Brasil, as pesquisas com células-tronco de embriões humanos foram liberadas pelo Supremo Tribunal Federal em 29 de maio de 2008.

Apoio dos bispos

O presidente da Comissão Episcopal sobre Ações Pró-Vida, da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês), Cardeal Daniel N. DiNardo, pediu que os membros da Câmara dos Deputados (House of Representatives) apoiem o "Não Financiamento do Contribuinte para a Lei do Aborto" (H.R. 5939), apresentado pelo deputado Chris Smith (R-NJ) no final de Julho.

O Cardeal DiNardo fez o pedido em uma carta de 20 de agosto. O projeto já tem 166 coapoiadores, incluindo 20 membros do Partido Democrata. O texto da carta pode ser encontrado no site www.usccb.org/prolife/DiNardo-HR5939.pdf.  
            
"H.R. 5939 escreverá em uma lei permanente uma política que tem tido forte apoio popular e no Congresso por mais de 35 anos: O governo federal não deveria usar o dinheiro dos contribuintes para apoiar e promover o aborto eletivo", disse o cardeal.

"Mesmo os funcionários públicos que têm uma posição 'pró-escolha' sobre o aborto, e os tribunais que têm insistido sobre a validade de um 'direito constitucional' ao aborto, acordaram que o governo pode validamente utilizar o seu poder de financiamento para incentivar o parto ao invés do aborto", ressalta DiNardo.

Leia mais
.: Especialista em bioética esclarece dúvidas sobre células-tronco

.: Células tronco e os mistérios da vida
.: Todas as notícias sobre o assunto

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo