window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Honduras

Congresso de Honduras decide hoje se Zelaya volta ao poder

O Congresso de Honduras deve decidir nesta quarta-feira, 2, se o presidente deposto, Manuel Zelaya, será restituído ao poder e permanece no governo até a posse do novo presidente eleito, Porfírio Lobo, no dia 27 de janeiro.

No último dia 28, Micheletti se afastou do governo por oito dias para evitar suspeitas sobre sua interferência nas eleições do último final de semana, em Honduras. Mas ele pode retornar ao cargo dependendo da decisão do Congresso Nacional do país.

A votação que o congresso deve fazer hoje faz parte do acordo assinado por Zelaya e Micheletti em 30 de outubro. No entanto, Manoel Zelaya diz que o pacto foi quebrado pois a decisão deveria ter sido tomada antes do pleito eleitoral e reinvindica a anulação das eleições de domingo.

Antes de votar os termos do acordo, o Congresso Nacional consultou a Suprema Corte e o Ministério Público que, na semana passada, deram parecer contrário a volta de Zelaya ao poder. Os debates sobre o assunto vão ocorrer a partir da tarde de hoje e devem se estender até a noite.

O presidente eleito, Porfírio Lobo (conhecido como Pepe), que é de oposição a Zelaya, pede hoje, na imprensa hondurenha, "sabedoria" aos parlamentares na votação sobre o retorno do presidente deposto.


Siga o Canção Nova Notícias no
twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo