window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

África

Agentes da ONU falarão sobre fome e guerra no sínodo dos bispos

O Papa Bento XVI convidou o senegalês Jacques Diouf, diretor da Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para a Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, que se realizará de 4 a 25 de outubro próximo.

Além de Jacques Diouf, o Pontífice convidou também o congolês Rodolphe Adada, que foi até agosto deste ano, responsável pela missão de paz da ONU em Darfur, região sudanesa martirizada pela guerra.

Diante dos 240 bispos do continente, Diouf falará do problema alimentar africano e Rodolphe dos diversos conflitos que dilaceram o continente. Entre os convidados, figuram também o patriarca da Igreja Ortodoxa etíope, Abouna Paul Gebre Yohannes, que apresentará a sua tradição eclesiástica, acentuando a unidade dos cristãos africanos.

Sempre no âmbito do Sínodo, no dia 19 de outubro Roma sediará dois eventos dedicados à África, promovidos pela prefeitura, pelo Sínodo dos Bispos e pela Rádio Vaticano.

O primeiro, no Capitólio, será o congresso "África: qual parceria para a reconciliação, a justiça e a paz?", com a participação, entre outros, do Cardeal sul-africano Wilfrid Napier, e dos Arcebispos John Onaiyekan, Nigéria, Laurent Monsengwo Pasinya, Congo, Sabino Odoki, Uganda, e José Camnate Na Bissign, Guiné-Bissau, e do diretor da FAO, Jacques Diouf.

À noite, no Auditório da Conciliação, haverá a apresentação musical "África. Cruz no meio do mar", organizado pelo jornalista guineense do Programa Português da Rádio Vaticano, Filomeno Lopes. O espetáculo, na presença dos padres sinodais, vai propor testemunhos de artistas que trabalham a serviço da reconciliação na África.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo