A Congregação para o Clero anunciou o programa para o Congresso Internacional de Sacerdotes que acontecerá em Roma, de 9 a 11 de junho de 2010, para encerrar o Ano Sacerdotal.
O congresso, que tem como título "Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote", terá testemunhos sacerdotais, momentos de oração, confissões, adoração, música, conferências e uma missa presidida pelo Papa Bento XVI.
O primeiro dia do encontro, está programado na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, onde haverá oração, um seminário sobre "Conversão e Missão", a exposição do Santíssimo Sacramento, espaço para confissão e a celebração da Missa.
No dia seguinte, o evento se transfere para a Basílica de Santa Maria Maior. De manhã, os padres vão se reunir e discutir sobre o tema "Cenáculo: invocação ao Espírito Santo com Maria, em comunhão fraterna" e à tarde, irão à Basílica de São Pedro, onde haverá uma vigília com testemunhos, momentos musicais e adoração. Está confirmada a participação do Papa Bento XVI.
Encerrando o congresso no dia 11 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o tema da reflexão será "Com Pedro, em comunhão eclesial". O Papa presidirá uma Missa na Basílica de São Pedro, para oficialmente encerrar o Ano Sacerdotal.
A Congregação para o Clero, dirigida pelo cardeal brasileiro e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, confiou a organização logística do congresso internacional à Obra Romana de Peregrinações, instituição dependente da Santa Sé. Mais informações no site www.orpnet.org.
Vale recordar que este encontro foi convocado pelo Papa em comemoração do 150º aniversário de falecimento do Santo Cura d’Ars, patrono dos párocos. Congressos reunindo padres de todo o mundo já se realizaram em Fátima (Portugal), Yamusukro (Costa do Marfim), Guadalupe (México), Terra Santa, Roma (no Jubileu de 2000) e Malta.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com