Bento XVI visita comunidade armênia em Jerusalém

Após a visita à Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém o Santo Padre se transferiu para a sede do Patriarcado Armênio Apostólico de Jerusalém, onde foi recebido pelo Patriarca Torkom Manoukian. Os fiéis armênios na Terra Santa são cerca de 10 mil. O Papa visitou a Igreja Patriarcal Armênia e fez um discurso aos fiéis presentes.

Bento XVI agradeceu a oportunidade de visitar a Igreja Catedral de São Tiago no coração do antigo bairro Armênio de Jerusalém e de encontrar o clero do Patriarcado, junto com os membros da comunidade armênia da Cidade Santa.

O Papa exprimiu em seguida o seu apreço pelo decidido compromisso da Igreja Armênia em prosseguir no diálogo teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais.

Este diálogo, disse Bento XVI, “apoiado na oração, fez progressos ao superar os mal-entendidos do passado e oferece muitas perspectivas para o futuro. Um particular sinal de esperança é o recente documento sobre a natureza e a missão da Igreja preparado pela Comissão Mista e apresentado às Igrejas para ser estudado e analisado”.

O Papa confiou em seguida o trabalho da Comissão Mista ao Espírito de sabedoria e verdade, para que possa dar frutos abundantes para o crescimento da unidade dos Cristãos e fazer progredir a expansão do Evangelho entre os homens e as mulheres do nosso tempo.

O Santo Padre recordou ainda que desde os primeiros séculos cristãos, a comunidade armênia de Jerusalém teve uma importante história, marcada também por um extraordinário reflorescimento de vida e cultura monásticas ligadas aos lugares santos e com as tradições litúrgicas que se desenvolveram ao redor dessa.

O Papa concluiu suas palavras afirmando que recorda nas suas orações “as famílias e em particular as crianças e os jovens da Terra Santa, e ao mesmo tempo pediu que eles rezem a fim de que todos os Cristãos da Terra Santa trabalhem juntos com generosidade e zelo, anunciando o Evangelho da nossa reconciliação em Cristo, e o advento do seu Reino de Santidade, de Justiça e de Paz”.

Leia mais
.: Papa diz que pode surgir futuro de justiça e paz na Terra Santa
.: Papa convida cristãos a seguir exemplo da Virgem de Nazaré
.: Muçulmanos, cristãos e judeus rezam pela paz, de mãos dadas
.: Papa clama por convivência pacífica entre religiões

Acesse
.: Blog da Terra Santa
.: Peregrine na Terra Santa

Conteúdo acessível também pelo iPhoneiphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo