Servo de Deus

Saiba como está o processo de beatificação de João Paulo II

Na tarde desta quinta-feira, 2 de abril, o Papa Bento XVI presidirá, na Basílica Vaticana, uma Missa pelo quarto aniversário da morte do Servo de Deus João Paulo II. Em função da data volta-se a falar da causa de beatificação do Papa Wojtyla. Em entrevista a Rádio Vaticano o prefeito da Congregação para Causas dos Santos, Dom Angelo Amato, explica o itinerário desta aguardada beatificação.

 

Histórico

"A causa do Servo de Deus João Paulo II recebeu uma grande aceleração quando, em 9 de maio de 2005, o Papa Bento XVI dispensou dos cinco anos previstos para o início da causa. Isso significa que ela não será inserida na graduação das causas, que são mais de mil, à espera de decisão."

 

Proximidade da beatificação

"Tratando-se de uma causa de um papa tão conhecido e amado, a agilidade obriga a um grande cuidado metodológico e de conteúdo, no respeito dos procedimentos previstos. Agilidade não significa pressa ou superficialidade, mas, pelo contrário, implica solicitude e profissionalismo."

Processo de beatificação

"O processo diocesano concluiu-se felizmente em maio de 2007. Assim, a chamada Positio pôde ser entregue à Congregação das Causas dos Santos no final de novembro de 2008, para ser examinada pelos teólogos. Superado este exame, e não se sabe quando, a causa passará pelo crivo da Sessão Ordinária dos Cardeais e dos Bispos, para chegar, por fim, à decisão do Santo Padre, para que João Paulo II seja considerado venerável. O procedimento também é minucioso para a apuração do milagre, que, no final, requer a aprovação do papa. Somente concluído este procedimento, se poderá falar de uma eventual data para a beatificação."

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo