Pedido de Paz

Papa e bispos da Irlanda do Norte pedem fim da violência

No final da Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Bento XVI lançou um apelo pela paz na Irlanda do Norte, depois do atentado do último sábado.

"Tomei conhecimento, com profunda dor, das notícias do assassinato de dois jovens soldados britânicos e de um policial na Irlanda do Norte. Enquanto garanto a minha solidariedade espiritual às famílias das vítimas e aos feridos, expresso a mais firme condenação por esses execráveis atos de terrorismo, que, além de profanarem a vida humana, colocam em sério perigo o processo político em andamento na Irlanda do Norte e podem apagar as muitas esperanças suscitadas na região e em todo o mundo. Peço a Deus para que ninguém se deixe vencer novamente pela terrível tentação da violência, mas que todos multipliquem os esforços para continuar a construir, por meio da paciência do diálogo, uma sociedade pacífica, justa e reconciliada", disse o Papa.

Também os bispos da Irlanda do Norte condenaram o atentado.

Os bispos tornaram público a sua indignação no início da Assembléia geral de primavera da Conferência Episcopal Irlandesa e asseguraram suas orações pelos dois falecidos e por suas famílias, assim como pelos feridos no atentado.

A Conferência Episcopal Irlandesa classificou o ocorrido como "um ataque direto e atroz contra a santidade da vida humana e contra os esforços para construir um caminho de acordo político na Irlanda do Norte". "O povo da Irlanda rechaça firmemente o uso da violência como meio para atingir fins políticos. Os que propõem outras estradas fazem naufragar nosso futuro e destroem a esperança", acrescentaram os bispos.

Por sua vez, os máximos representantes das confissões cristãs presentes no país, a católica, a metodista, a presbiteriana e a anglicana, tornaram público hoje um comunicado conjunto de condenação.

Os atentados na Irlanda vitimaram dois soldados e um agente da polícia, no sábado e na segunda-feira. O conflito na Irlanda do Norte, que fez mais de 3500 mortos em 30 anos, tinha praticamente cessado após a assinatura de acordos de paz na Sexta-feira Santa, 10 de Abril de 1998.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo