window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Rússia

Novo patriarca ortodoxo da Rússia deve ser escolhido amanhã

Os bispos da Igreja ortodoxa, reunidos em sínodo, escolheram ontem, 25, os três nomes que formarão as opções de candidatos para o concílio que amanhã, 27, elegerá o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia.

Os candidatos escolhidos são o Patriarca ad interim Kirill de Smolensk e Kaliningrad (o mais votado, com 97 preferências), o Bispo Klement de Kaluga e Borovsk (32 votos), e o Bispo Filarete de Minsk e Bielorussia. A informação é da rádio Eco de Moscou, confirmada pelas agências russas.

Cada cédula, de dez páginas, continha o nome dos 145 candidatos possíveis. Kirill, o vencedor preliminar, foi por muito tempo ministro do exterior, e um dos mais ativos expoentes ortodoxos ao reperir financiamentos e manter boas relações com as autoridades. Além de progressista, é também considerado um 'homem de comunicação': conduziu programas televisivos de grande audiência e não se esquiva dos jornalistas.

Klement, que ficou em segundo lugar na preliminar, está sendo cotado para o cargo de tesoureiro da Igreja Ortodoxa. Já o arcebispo de Minsk, Filarete, contou principalmente com os votos de 16 compatriotas.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo