Só no Aeroporto Internacional de Brasília foram cancelados durante a noite 75 vôos. O motivo foi falha nas telas de radar, segundo informação da Infraero Brasília – Os atrasos nos vôos, causados por uma falha no sistema técnico do controle aéreo, levaram transtornos a passageiros que aguardavam para embarcar no Aeroporto Internacional de Brasília na noite de hoje (19).
O contador Eduardo Azevedo, cujo vôo para Fortaleza estava quase duas horas atrasado, procurou informações na companhia aérea, mas ouviu que “muitos vôos estão atrasados, sem previsão para a situação ser resolvida". No balcão da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), também não obteve certeza quanto ao horário de embarque.
A advogada Maria Helena chegou a embarcar e permanecer por uma hora e meia no avião que seguiria para Porto Alegre às 19 horas. "O comandante pediu para os passageiros desembarcarem, porque o vôo só sairia às 23 horas, provavelmente”, contou. Na sala de embarque, acrescentou, "a situação estava caótica, sem espaço para sentar – algumas pessoas esperam há mais de seis horas e o painel nem avisa mais sobre todos os vôos”.
Cerca de cem passageiros vindos de São Luís com conexão para São Paulo esperavam em fila para jantar em um restaurante do aeroporto, pago pela companhia aérea. Uma das passageiras desse vôo, a estudante Marina Nina, disse que a decolagem estava prevista para as 18h55, mas por volta das 21 horas e BRA informou que a aeronave só partiria à meia-noite. “Descemos do avião, ficamos na sala de embarque e agora vamos esperar para ver se conseguimos viajar ainda hoje”, contou.