window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Série Eleições 2008

Informatização do voto, um dos grandes trunfos da democracia

Elas carregam dentro de si o sentimento e o anseio de cada cidadão que acredita no futuro. Modernas e ágeis, as urnas eletrônicas são motivo de orgulho para o país, que tem na informatização do voto um dos grandes trunfos da democracia.

Na terceira reportagem da série "Eleições 2008", você vai conhecer a tecnologia de nosso sistema eleitoral.

Assista à reportagem

Antes de se tornarem eletrônicas as urnas tiveram diversas formas. No Brasil império, elas eram de madeira e a partir da república foram fechadas à chave. Em 1950, eram fabricadas com lona. E finalmente, em 1986 as urnas foram informatizadas e tornaram o Brasil referência para o mundo em matéria de eleição.

Nas últimas eleições municipais foi possível apurar o número de votos em menos de três horas. Para essa eleição, dia 5 de outubro, outro modelo informatizado já começa a entrar em fase de teste. O aparelho vem da biometria e pode ser chamado de "identificador digital". Ele vai coletar os dados do eleitor com apenas um toque de dedo.

Três cidades vão receber o aparelho durante essas eleições para o teste. Se der certo, o "identificador digital" será espalhado por todo país resolvendo o problema de muitos eleitores que tem o mesmo nome.

Veja mais
.: População carente espera por boa vontade política
.: Saiba porque votar é "sagrado"

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo