Sete dias de encontro vão marcar a Semana pela Paz 2008, na Colômbia, que começa neste domingo, 7, em Bogotá. O evento nacional é promovido pela Secretaria Nacional da Pastoral Social do país (SNPS/Caritas Colombiana).
A 15ª edição da Semana da Paz, com o tema "Rumo à Paz: vida digna, desenvolvimento e liberdade", acontecerá em todo a Colômbia e se estenderá até o dia 14.
A abertura da Semana será na Catedral de Bogotá, ao meio dia de hoje. Durante os sete dias, jurisdições, paróquias e grupos, realizarão encontros, jornadas educativas, Celebrações Eucarísticas, eventos culturais, entre outras atividades. O objetivo, segundo os organizadores, é educar e mobilizar a sociedade colombiana de modo responsável, contribuindo para a construção da paz.
Sobre a luta pela paz na Colômbia, o bispo de Barrancabermeja e presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, Dom Jaime Prieto Amava, falou: "É muito significativo ver reunidos no contexto da Semana para a Paz os representantes de diversas organizações que lutam e trabalham por ela".
O bispo destacou os quatro elementos centrais da proposta de paz que o Secretariado Nacional de Pastoral Social estimula na Colômbia: "formar para a reconciliação; rezar pela paz; refletir seriamente sobre a paz; convocar todos para reconstruir a paz".