Nesta quinta-feira, 17, durante o XXIII Congresso Nacional de Canonistas, em São José do Rio Preto (SP), o Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Divinopólis-MG, Padre Vicente Ferreira de Lima, afirmou que o amor verdadeiro está sendo descaracterizado e confudido na cabeça daqueles que querem receber o Sacramento do Matrimônio.
Nas duas palestras que conduziu na parte da manhã, Padre Vicente abordou o tema: Palestra Preparação Prévia para o Matrimônio. Ele assinalou: "Os jovens de hoje, muitas vezes, estão despreparados para a vocação matrimonial e para a formação da família. o que é um fator fundamental para uma sociedade sadia. Por isso, a Pastoral de Preparação Prévia do Matrimônio, precisa ter muita criatividade para exercer sua missão sem ter medo de se lançar nesta atividade pastoral que é imprecindível".
"Também se faz necessária uma séria investigação prévia para o matrimônio, pois se tem observado um certo descuido nessa prática, que exige muita seriedade naquilo que a norma canônica diz no cânon 1067, que determina que 'a Conferência dos Bispos estabeleça normas sobre o exame dos noivos, sobre os proclamas matrimoniais e outros meios oportunos para fazer as investigações que são necessárias antes do matrimônio, e assim, tudo cuidadosamente observado, possa o pároco proceder à assistência do matrimônio'", concluiu.
Ouça entrevista com Padre Vicente
.: Como adequar a norma canônica na preparação para o matrimônio?
.: O grande número de nulidade matrimonial teria como origem deficiência na Pastoral de preparação prévia para o matrimonio?
Leia mais
.: Padre Vicente fala sobre Código de Direito Canônico