A Igreja Anglicana votou nesta segunda-feira, 7, a favor da ordenação episcopal de mulheres. Diante desta notícia, o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos se pronunciou em um comunicaado nesta manhã: "Lamentamos essa votação que abre caminho para a introdução da legislação que irá conduzir a ordenação das mulheres ao episcopado".
"A posição católica sobre essa questão foi claramente expressa pelo Papa Paulo VI e pelo Papa João Paulo II. Essa decisão significa uma ruptura com a tradição apostólica mantida por todas as igrejas desde o primeiro milênio e é, portanto, mais um obstáculo para a reconciliação entre a Igreja Católica e a Igreja Anglicana."
"Essa decisão pode ter, futuramente, conseqüências em um diálogo que, até agora, vem sendo fecundo", disse o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade do Cristãos, Cardeal Walter Kasper. Esta afirmação foi feita em 5 de junho 2006, quando ele se dirigiu aos bispos da Igreja da Inglaterra, a convite do Arcebispo de Cantuária.
O Cardeal foi convidado, mais uma vez, para expressar a posição da Igreja Católica ao final de julho, na próxima Conferência de Lambeth.