window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Eleições

Lista com candidatos que têm nome sujo está pronta

Por uma eleição mais limpa, vários movimentos querem que políticos que respondam a algum processo na Justiça não se candidatem até que esclareçam a situação. Uma lista com o nome destes candidatos já está preparada.

Assista à reportagem

No início de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar uma liminar que pretende derrubar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que se manifestou contra a impugnação de candidatos que tenham processo em julgamentos.

Mas mesmo com a decisão do TSE, candidatos que tenham a ficha suja na Justiça devem ficar atentos. De acordo com a Associação dos Magistrados do Brasil, juizes de cada região tem o poder de rejeitar candidatos que tenham processos em andamento.

O eleitor também vai ter acesso a uma lista de candidatos pendurados na Justiça. A Associação dos Magistrados do Brasil está preparando uma relação com todos aqueles que vão concorrer às eleições deste ano e que têm processo em andamento. Os critérios de seleção vão levar em conta especialmente julgamentos com denúncias de corrupção em administrações anteriores.

Esse debate já começou também entre os partidos. Os democratas já soltaram uma resolução para evitar a candidatura de quem tem processos na Justiça.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo