A VI Jornada Universitária com o Papa prosseguiu na parte da tarde, com muito entusiasmo por parte do clero e jovens presentes. Corais de estudantes universitários europeus, a acolhida da Cruz e a saudação de cada país prepararam a Oração do Terço.
Os jovens do Brasil, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida uniram-se aos jovens de Toledo, Loja, Nápoles, Havana, Cidade do México, Avignone, Washington, Bucarest e Minsk.
O Papa, com aparente alegria e serenidade, foi recebido por com muitos aplausos por cada cidade. O arcebispo de Minsk, Monsenhor Tadeusz Kondrusiewicz, introduziu a memória dos Sete Dons do Espírito Santo. Em cada país, um dos sete dons foi meditado e simbolizado por uma vela acesa.
A partir das 14 horas, o Santo Padre meditou os Mistério Gozosos do Rosário com os jovens da Europa e Américas. As cidades Havana, Nápolis, Cidade do México, Avignone, e Washington meditaram os mistérios, apresentando suas intenções. A cada mistério, um coral presente na Sala Paulo VI entoou cantos à Virgem Maria.