Jovens de todo Brasil estiveram reunidos neste sábado, 1 de março, em Aparecida, no interior de São Paulo, para a VI Jornada Européia dos Estudantes Universitários com o Papa Bento XVI.
Pela primeira vez, países da América do Sul e do Norte participarão deste encontro, que acontece desde o ano de 2003, quando foi orientado por João Paulo II, um apaixonado pela juventude, que deixou claro que o futuro da Igreja no continente europeu e em todo o mundo está na juventude, exortando-a a ser fermento na massa.
Serão 11 países do mundo unidos via satélite ao Papa, através de um telão na Sala Paulo VI, no Vaticano, para a oração do Rosário, oração que, como afirmou JPII, "pode mudar a sorte do mundo".
O encontro iniciou às 10 horas, com muita animação. Em seguida, o Prof. Gabriel Chalita fez uma colocação. Na parte da tarde, a TV Canção Nova, transmitiu ao vivo, a videoconferência com o Papa Bento XVI. O encontro encerrou-se com Santa Missa, às 16 horas.
Confira depoimento de alguns jovens que participaram do evento:
Francisco – Consagrado da Comunidade Shalom
"A importância deste evento para os jovens é a experiência não só de um contato com o Papa, mas de uma experiência renovadora da consciência missionária deste jovens dentro da faculdade, na realidade do seu dia-a-dia. O seu papel de evangelizador e testemunha da pessoa de Jesus Cristo e do seu amor pela humanidade".
Danilo – Taboão da Serra (SP)
"Eu faço administração e vim aqui para louvar a Deus porque eu acho importante essa união dos universitários com a Igreja. Há muitos jovens que fazem faculdade e não conhecem a Deus e, este é um momento popício para que muitos possam conhecê-lo".
Daniel – Tabuão da Serra (SP)
"Estou terminando o ensino médio, pretendo fazer a faculdade e acho que é importante aplicar nossa fé na vida estudantil. Onde não há fé, nada vai pra frente".