O Cardeal Marc Ouellet, Arcebispo do Quebeque, Canadá, e D.Wilhelm Emil Egger, Bispo de Bolzano-Bressanone, na Itália, são respectivamente o porta-voz e o secretário especial para a XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no Vaticano, entre os dias 5 a 26 do mês de outubro de 2008.
O Sínodo dos Bispos vai reunir o episcopado mundial no Vaticano em torno do tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.
Todo o material da XII Assembleia será examinado pelo Conselho Ordinário da Secretaria Geral do Sínodo entre os dias 22 e 23 de janeiro, visando à redacção do Instrumentum Laboris, que servirá como documento de aprofundamento e reflexão para toda a Igreja.
O Conselho Ordinário é formado por quinze membros, dos quais doze são eleitos pelo anterior Sínodo e três nomeados pelo Papa.
Bento XVI nomeou ainda para o Conselho Especial da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, o Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, Arcebispo de Santo Domingo, membro do Conselho Especial para a América e D. Cornelius Fontem Esua, Arcebispo de Bamenda, membro do Conselho Especial para África.