Pier Francesco Orsini

Concluída fase diocesana de beatificação de Bento XIII

O Papa Bento XIII, cujo nome de nascimento era Pier Francesco Orsini, foi o último dos Pontífices oriundo da Ordem dos Dominicanos

Da redação, com Rádio Vaticano

Após cinco anos de trabalhos, foi concluída na última sexta-feira, 24, a fase diocesana do processo de beatificação do Papa Bento XIII, que governou a Igreja de 1724 a 1730.

O anúncio ocorre 86 anos após o Papa Pio XI ter aberto seu processo de beatificação, ao declará-lo Servo de Deus em 1931.  Bento XIII destacou-se pela sua sensibilidade, proximidade das pessoas e pela sua preocupação pelos humildes e marginalizados.

O Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, presidiu a cerimônia de conclusão na Sala da Conciliação do Palácio Apostólico Lateranense. Estavam presentes, entre outros, os membros do Tribunal diocesano que coordenou a investigação.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Postulador da Causa, Paolo Vilotta, destacou a profunda espiritualidade de Bento XIII.

“São muitos os testemunhos que recordam dele como um homem de oração, um homem que meditava, um homem que ia pessoalmente às igrejas de Roma como Papa, e não só nas de Roma, para conhecer as pessoas, para permanecer próximo delas”, afirmou.

Histórico

O Papa Bento XIII, cujo nome de nascimento era Pier Francesco Orsini, foi o último dos Pontífices oriundo da Ordem dos Dominicanos, motivo pelo qual foi enterrado na Basílica romana de Santa Maria sopra Minerva.

Durante seu pontificado, foram canonizados importantes Santos, com São João da Cruz, São Francisco Solano, São Luiz Gonzaga, São João Neponucemo, São Gregório VII, São Estanislau de Kostka,  São Wenceslau, assim como aberta a Causa do Beato Juan de Palafox y Mendoza.

Destacou-se como arcebispo pela sua intensa ação pastoral, traduzida em inúmeras visitas pastorais na diocese e na convocação do primeiro Sínodo Diocesano. Também destacou-se por suas numerosas obras de caridade em favor dos mais necessitados.

Após a morte de Inocêncio XIII, em 1724, foi eleito Papa com o nome de Bento XIII, em um Conclave que teve a duração de três meses.

Faleceu em 1730, aos 81 anos, vítima de uma febre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo