Artista plástico brasileiro

Embaixada do Brasil em Roma fará exposição de Portinari

A coleção de quadros do artista brasileiro pertence ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) no Rio de Janeiro

Ansa

Uma mostra dos quadros do artista brasileiro Candido Portinari será inaugurada na embaixada do Brasil em Roma, a partir desta quarta-feira, 8. “Portinari – La mano senza fine” será exposta na Galleria Candido Portinari, no Palazzo Pamphilj.

A coleção de quadros pertence ao Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) no Rio de Janeiro, que organiza o evento com a parceria da embaixada brasileira, e ficará aberta ao público até o dia 22 de abril.

“É com grande prazer e orgulho que exibimos na Embaixada do Brasil em Roma as obras de Candido Portinari, um artista que, com as ‘suas mãos sem fim’, deixou uma produção de grande ressonância humana e universal, em linha com sua dupla identidade, brasileira e italiana. As suas imagens permanecem eloquentes e contemporâneas”, disse o embaixador do Brasil em Roma, Antonio Aguiar Patriota.

Entre as principais obras que serão expostas estão o quadro “Café” (também conhecida como “Colhedores de Café”), uma das referências na arte moderna do Brasil, e “O Lavrador de Café”, de 1934, que atualmente pertence ao Museu de Arte de São Paulo. A obra representou o Brasil no ano seguinte na Exposição Internacional de Arte Moderna no Carnegie Museum of Art de Pittsburgh, recebendo uma menção honrosa.

Essa será a primeira vez que uma exposição na Galleria Candido Portinari, que foi inaugurada em outubro de 1962, terá uma exposição do artista brasileiro que nomeou o local.

Segundo os organizadores, “a coleção de obras de Portinari pertencentes ao MNBA permite revelar sua matriz italiana em muitos de seus trabalhos e de destacar as ligações afetivas entre os dois países”. Para o museu brasileiro, a coleção “é um a das mais importantes da nossa instituição e do Brasil”.

“Um sensível agradecimento a todos aqueles que tornaram possível a realização desse projeto, em particular, ao embaixador do Brasil em Roma, Antonio Patriota, o presidente do Ibram, Marcelo Araújo, e ao nosso caro amigo João Candido Portinari, filho de Portinari, que abraçou com entusiasmo essa proposta, incentivando assim a troca cultural entre Itália e Brasil”, disseram ainda os organizadores da exposição.

A mostra ficará aberta entre terças-feiras e sábados, das 10h às 18h (hora local), e uma sessão inaugural será realizada nesta terça-feira, 7, entre às 19h e 21h. A Galleria Candido Portinari fica no Palazzo Pamphilj, na Piazza Navona, 10, em Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo