O Caso Spotlight

Bispo destaca papel da mídia na investigação dos casos de abuso

O caso Spotlight: Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O’Malley, afirma que a mídia tem um papel importante nas investigações dos casos de abusos sexuais

Da redação, com Rádio Vaticano

O filme “Spotlight”, vencedor do Prêmio Oscar 2016 como melhor filme e melhor roteiro original, destacou a importância do papel da imprensa na investigação dos casos de abusos sexuais. Para o Arcebispo de Boston e Presidente da Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores, Cardeal Sean O’Malley, o filme é importante para todos aqueles que foram atingidos pela tragédia dos abusos sexuais cometidos por membros do clero.

A obra, dirigida por Tom McCarthy, trata da investigação jornalística do “The Boston Globe”, que no início dos anos 2000 levou à descoberta de casos de abusos contra menores cometidos na Diocese de Boston.

“Narrando de forma detalhada a história destes crimes, a mídia levou a Igreja a reconhecer os crimes e os pecados cometidos pelos seus membros e a enfrentar as suas fraquezas, o dano causado às vítimas e às suas família e as exigências dos sobreviventes”, escreve Dom O’Malley em uma nota oficial.

O cardeal afirma que, na atual democracia o jornalismo é essencial para o modo de viver e o papel da mídia em esclarecer os casos de abusos abriu uma porta que a Igreja atravessou para responder às necessidades dos sobreviventes.

Tutela dos menores e transparência, prioridades da Igreja

O bispo chama a atenção para aquela que “deve ser uma prioridade da Igreja em todos os seus aspectos”: “proteger as crianças e assistir às vítimas e as suas famílias”.

Nesse sentido, ele destaca as políticas e procedimentos de vigilância para prevenir a repetição dos abusos, em particular, os programas educativos sobre a tutela dos menores, a obrigação da verificação dos precedentes, da assinalação e da colaboração com as autoridades civis em relação à quem venha a ser acusado de cometer abusos, o cuidado e o apoio às vítimas e suas famílias.

Perdão e oração

“Continuamos a pedir perdão por todos aqueles que foram feridos pela tragédia dos abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, e rezamos para que, a cada dia, o Senhor nos guie pelo caminho da cura e da renovação”, conclui o Cardeal O’Malley.

Leia mais:
.: Spotlight não é um filme “anticatólico”, diz Jornal do Vaticano 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo