Diálogo ecumênico

Líder da Igreja Ortodoxa Etíope se encontrará com o Papa

O Patriarca também visitará o túmulo do Apóstolo Pedro e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos

Da redação, com Rádio Vaticano

O Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope Tewahido, Sua Santidade Abuna Matthias I, estará em Roma de 26 a 29 de fevereiro para um encontro com Sua Santidade o Papa Francisco, segundo um comunicado do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O encontro será no dia 29 de fevereiro, no Vaticano. O Patriarca também visitará o túmulo do Apóstolo Pedro e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. No domingo, 28 de fevereiro, presidirá a “Divina Liturgia” com a comunidade etíope de Roma na Capela do Colégio Urbaniano. Abuna Matthias I foi eleito Patriarca em 28 de fevereiro de 2013.

A Igreja Ortodoxa Etíope pertence à “família” das Igrejas Ortodoxas Orientais. Esta Igreja, única no gênero, manteve diversas práticas judaicas, como a circuncisão, o respeito pelas regras alimentares e a observância do shabbat do Sábado e do Domingo. A Liturgia etíope é de origem alexandrina (copta) e é influenciada pela tradição siríaca. A Liturgia foi sempre celebrada na antiga língua Ge’ez até tempos recentes. Atualmente uma tradução da liturgia em amharic moderno é cada vez mais usada nas paróquias. Prossegue na espiritualidade ortodoxa etíope uma forte tradição monástica. A Igreja conta hoje com cerca de 35 milhões de seguidores. Também em Roma existe uma grande comunidade ortodoxa etíope.

As relações da Igreja Ortodoxa Etíope com a Igreja Católica são cordiais e estão se intensificando. O Patriarca anterior, Abuna Paulos, visitou o Papa João Paulo II em 1993 e Bento XVI em 2008. No início de 2009, à convite do Santo Padre, Abuna Paulos pronunciou-se na II Assembleia especial para a África, do Sínodo dos Bispos, sobre a situação do continente africano e sobre os desafios que as populações africanas devem enfrentar.

Como parte das Igrejas Ortodoxas Orientais, a Igreja Ortodoxa Etíope Tewahido participa oficialmente da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais. Em janeiro de 2012, o encontro da Comissão realizou-se em Addis Abeba, capital da Etiópia, presidido pelo Patriarca Abuna Paulos , que faleceu em 16 de agosto de 2012.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo