Representante do Papa

Após o início da guerra, Cardeal Parolin visita a Ucrânia pela primeira vez

Secretário de Estado do Vaticano estará no país a partir desta sexta-feira, 19, até quarta-feira, 24; Cardeal presidirá a Missa no Santuário Mariano de Berdychiv

Da redação, com Vatican News

Cardeal Parolin /Foto: Mateus Bonomi/AGIF via Reuters

Tem início nesta sexta-feira, 19, a viagem à Ucrânia do cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, nomeado pelo Papa como delegado pontifício para a celebração conclusiva da peregrinação dos católicos ucranianos de rito latino, que se realiza no final do mês de julho no Santuário Mariano de Berdychiv.

A visita do purpurado é a primeira ao país da Europa Oriental desde o início da invasão russa, e será concluída no próximo dia 24 de julho. Nestes dias, como divulgado pela conta oficial da Secretaria de Estado do Vaticano no X, há diversos compromissos e eventos programados.

Missa no Santuário de Berdychiv e encontro com autoridades 

No início da viagem, Parolin fará uma breve parada no Episcopado do Metropolita de Lviv dos Latinos e, em seguida, visitará a cidade de Odessa. No domingo, 21, o cardeal presidirá a Missa em Berdychiv para as celebrações conclusivas da peregrinação dos católicos ucranianos.

O Santuário está localizado na região (província) de Zhytomyr, a oeste de Kyiv, e é destino de peregrinações que reúnem fiéis católicos de toda a Ucrânia e também de outros países. Nos últimos dois anos, os peregrinos têm ido ao local pedir, em especial, a intercessão de Maria pela paz.

Nos dias seguintes, Parolin visitará a Catedral Greco-Católica de Kyiv. Está previsto também um encontro com o arcebispo maior da Igreja Greco-Católica Ucraniana, Sviatoslav Shevchuk. O programa inclui ainda o encontro do secretário de Estado do Vaticano com as autoridades civis e religiosas do país.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo